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Assim como criar um negócio, definir bem os elementos da identidade visual para ele é muito importante. Você já deve ter ouvido falar que na Coca-Cola o capital de maior valor é a marca, isto é a mais pura verdade.

Com o passar do tempo, diversos são os capitais que compõe um negócio, mas nenhum deles supera a identidade visual estabelecida por ele. Pense nos engenheiros de produto da Coca-Cola saindo da empresa e lançando um novo refrigerante no mercado.

Certamente, muitas pessoas vão vincular uma imagem de traição à nova empresa, além de procurar argumentos que desvalorizem o novo refrigerante frente a Coca-Cola.

Uma identidade visual é como um novo ser que nasce. Mas diferente de um filho humano, este pode e deve ser detalhadamente moldado para atender a todas as expectativas dos seus criadores. E, enfim, do público alvo, para quem ele vai fornecer produtos e serviços ao longo dos próximos anos ou das próximas gerações.

Embora haja muitas quentões emocionais em torno do desenvolvimento de uma marca, e realmente deve haver. Alguma técnica também faz parte disso, afinal todas as pessoas tem o poder de identificar signos ocultos em qualquer proposta de comunicação visual. Portanto, os elementos da identidade visual que se deve analisar exaustivamente, antes de finalizar uma identidade, são:

  • Nome
  • Logotipo
  • Emblema
  • Cores

Sendo estes o elementos, vamos fazer uma breve análise sobre cada um deles, para ajudar você obter sucesso nesta composição.

Os elementos

Nome

Eis aí uma das tarefas mais difíceis na hora de começar um negócio e definir os elementos da identidade visual.

Como você gostaria de ser reconhecido empresarialmente. É o próprio batismo e, dependendo do seu negócio, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Existem ferramentas web que ajudam, como por exemplo o site Shopify, que cria uma lista de nomes, sem dúvidas é uma boa alternativa para começar a pesquisar.

Outra alternativa é contratar profissionais para esta tarefa, portais como Tratativa possuem diversas opções para este tipo de trabalho.

Independente de como você vai compor o nome do seu empreendimento, procure não violar direitos de empresas já constituídas. Procure criar um nome que possa identificar bem o seu negócio, mas que de alguma forma criativa possa ser único. Pense no seu crescimento e no sucesso que esta empresa possa alcançar. Você pode ser dono de uma barbearia, mas imagine a possibilidade de atingir tal crescimento que ela se transforme em uma grande franquia. Alguns empresários mudam os nomes dos seus negócios, mas isto demonstra apenas a falta de visão para o futuro e a necessidade de ajuste.

Como criar nomes

Comece por uma lista. Coloque todos os possíveis nomes que você acha que poderiam identificar o seu negócio. Peça sugestões para clientes e amigos.

Entenda que muitas vezes o seu negócio se auto batiza e você precisa apenas ter sensibilidade suficiente para perceber isso.

Apresente sua lista à várias pessoas para que elas ajudem a decidir e faça eliminação daqueles nomes que não fizerem sentido, ou por questões técnicas precisem ser eliminadas.

Faça pesquisas, por exemplo, no Registro.br para saber da disponibilidade do nome para registro de um domínio na web. Atualmente, a maioria dos negócios têm um trabalho online, portanto, não pense apenas no ambiente presencial. Tenha em mente que mesmo que não seja esta a sua ideia você precisa estar preparado para um crescimento por este canal.

Logotipo

Vamos ao primeiro item realmente visual. O logotipo ou erradamente chamado logomarca, então, vamos fazer uma breve parada para um pouco de etimologia:

Logotipo = Grupo de letras reunidas numa só peça, empregada em tipografia, com o objetivo de acelerar o trabalho de composição manual [Este recurso tipográfico foi inventado no séc. XVIII em substituição aos caracteres móveis individuais e, posteriormente, aplicou-se de preferência à composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, de traçado característico facilmente reconhecível.]. Por extensão, em publicidade, significa: símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc., e que consiste geralmente na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar.

Assim, o logotipo serve para identificar, entre outras coisas, uma marca. Dessa forma ao segmentar um pouco mais a palavra, teremos:

Logo = Representação gráfica que traduz um conceito (significado) atrelado a uma marca, caracterizando e representando um produto ou empresa; logotipo.

Tipo = Tipologia. A impressão tipográfica ou qualquer sinal tipográfico.

Dessa forma, temos que o logo representa uma marca, portanto a palavra logomarca é uma redundância. Além disso, podemos dizer que, quando nos referimos ao logotipo, estamos nos referindo a unidades gráficas. Já a marca se refere ao contexto mais geral da empresa, unindo todos os seus signos.

Univocidade

Esta é a principal característica do logotipo. Consiste em transformar a tipografia em algo único, com uma singularidade tal que possa ser facilmente identificada e conectada ao objeto que representa. Esta característica é que confere grande parte da identidade a peça.

Emblema

O emblema é responsável pelas formas que podem ser tanto abstratas quanto figurativas.

Independente de opção você vai optar, estas formas precisarão oferecer harmonia com a tipografia escolhida, ou definirão tal tipografia.

Um bom casamento entre o emblema e os tipos podem passar a expressão de organização e confiança para os clientes.

Em alguns casos não há um emblema claro na composição, ele vem a surgir entre a própria tipografia e a combinação de cores.

Os emblemas figurativos podem ser:

  • Icônicos: Desenhos que expressam fielmente o negócio
  • fonogramas: Formados por letras
  • Ideogramas: Representam ideias ou conceitos
Os elementos da identidade visual - emblemas figurativos
Emblemas figurativos

Cores

O elemento mais versátil da identidade visual, sem dúvida, são as cores. Ela é responsável pela harmonização final, além de compor a ambientalização que ficou muito mais evidente nos tempos atuais. As tecnologias digitais revolucionaram as possibilidades de uso das cores, o que as tornou muito mais importantes no uso da identidade visual.

Para abordar um efeito psicológico controlado, o uso de uma paleta de cores criteriosamente escolhida é imprescindível.

No entanto, são enormes as possibilidades oferecidas pela gama de cores possíveis atualmente. Dessa forma, se você quiser se aventurar, a Adobe oferece uma ótima ferramenta, para ajudar na composição das cores que é o Adobe Color. Com ele é possível aplicar várias regras de harmonia de cores.

Mas tenha cuidado. Para se conseguir um logotipo harmonizado, as cores precisam estar em equilíbrio com as formas. Todo o conjunto deve favorecer o mesmo conceito, portanto, faça alguns modelos e teste levando para outras pessoas analisarem tantas quantas vezes for necessário.

Lembre que o resultado final precisa ser único. Pois, caso um dia você queira registrar a marca da sua empresa junto ao INPI, estas e questões serão avaliadas. Caso sejam constatadas cópias de marcas existentes, então o seu trabalho terá que ser refeito.

Finalizamos aqui sobre os elementos da identidade visual. Esperamos ter dado boas informações para que você construa a melhor identidade possível. E, se precisar, conte conosco.