designMidia

Muitos não conhecem o objetivo da identidade corporativa, ela é o quadro maior da identidade, é ela que determina aspectos únicos da sua empresa em muitas áreas diferentes que vão desde o atendimento até os símbolos e desenhos usados em suas marcas.

A identidade corporativa é muito mais do que apenas o design. A forma como a empresa trata seus negócios, clientes, como as pessoas se portam dentro da mesma, isso tudo faz parte da identidade corporativa. É muito comum vermos, em empresas de destaque em determinados ramos de negócio, pessoal uniformizado assim como um padrão no atendimento ao cliente. Este padrão foi estudado e desenvolvido para fidelizar clientes, assim como para atrair outros através da experiência oferecida pelo ente corporativo  desde o primeiro contato, passando pelo atendimento até a finalização da aquisição de um produto ou serviço.

Empresas de destaque normalmente demonstram sua identidade, qualidade de serviço e atendimento desde o primeiro contato, é nesse momento em que se cria a imagem externa da empresa. A identidade corporativa deve demonstrar todas essas potenciais expressões do negócio, mas é importante que elas realmente transpassem os ideais da empresa ou podem acabar se tornando exatamente o contrário, uma propaganda inconsistente que pode ser taxada de enganosa.

De fato, a identidade corporativa tem a função de tornar uma empresa diferenciada das demais, de maneira que o cliente seja levado a tomada de decisão na certeza de que está adquirindo exatamente aquilo que buscava ou até mais.

Os primeiros passos para uma identidade consistente são:

  1. o nome institucional
  2. a marca
  3. o ponto de venda
  4. o marketing
  5. o atendimento

Certifique-se de estar fazendo um bom trabalho nestes cinco pontos básicos e avalie os retornos obtidos, caso haja qualquer problema, gaste um pouco mais de tempo para fazer ajustes até que você perceba estar no caminho certo. Às vezes é difícil, por exemplo, mudar um nome escolhido com amor para o negócio, mas se ele não reflete o significado da sua empresa para o cliente é bem melhor substituí-lo a ter que fechar a empresa. Você precisa amar a sua identidade corporativa, mas só faça isso depois de ter acertado os passos iniciais da consolidação do negócio.

Quando se está iniciando no ambiente de negócios construir uma identidade corporativa parece ser algo um tanto quanto assustador, mas não se deixe levar pela palavra “corporativa”, é sempre muito importante saber como o mundo vai enxergar o seu negócio, portanto não hesite em contatar um profissional para tratar sobre o assunto, afinal, se o seu negócio não está tendo o resultado que você espera, talvez as pessoas não consigam enxerga-lo como deveriam.

Exemplos de empresas com forte identidade corporativa:

https://www.apple.com/br – Conhecida mundialmente pela experiência do usuário em seus produtos desde a embalagem.

https://www.razer.com/ – Aclamada no mundo da tecnologia uma marca que se destaca pela manufatura de seus produtos em qualidade para profissionais.

https://www.starbucks.com.br/ – De uma pequena cidadezinha para o mundo, o padrão de qualidade Starbucks desde o atendimento a fez uma gigante da indústria do café.

Produção Audiovisual
Produzimos o seu videoclipe. Contate agora.