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De maneira geral, o Branding ou brand management se refere a todo o trabalho de gestão da marca empresarial. Se trata de uma visão ainda mais ampla do que a identidade visual por ir além dos conceitos visuais, incluindo ideias, mensagens conceituais, a própria identidade visual, estrutura física até os produtos e serviços.

Muitos autores tratam o branding como uma estratégia de gestão, no entanto, em termos práticos pode-se dizer que pouquíssimas empresas o fazem. Apesar de claramente ser o modo correto de gerir o desenvolvimento da marca, manter um modelo de gestão a esse nível é uma tarefa complexa, pois exige a disponibilidade em conjunto dos setores administrativo e de marketing. Fato este que altera o organograma da empresa e deve determinar planos de longo prazo.

Sendo assim, empresas que articulam pequenas campanhas de vendas de produtos e serviços estão sim executando tarefas de branding, mas não necessariamente estão fazendo branding como estratégia de gestão. Por fim, o branding tem a função primordial de dar reconhecimento à marca dentro do ramo de atividade, e em alguns casos junto a toda a comunidade onde o negócio se insere.

A maioria dos empresários atuais sabem a importância da marca como maior valor do negócio. Devido à globalização o mercado vem sofrendo transformações e o conceito de negócios voltados a produtos vem cedendo espaço aos serviços. Sendo assim, empresas que eram especialistas em determinado produto, hoje prestam serviços sobre a comercialização de diversos produtos.

Benefícios da gestão de marca

Como  deve ter ficado claro anteriormente, o Branding é o próprio trabalho de estabelecimento da marca. A diferença é que a sua gestão é que garante a mensuração do valor agregado ano a ano, mês a mês… ou até diariamente.

Alguns dos benefícios observados pelo branding são:

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